·
OBJETIVO
Promover o
desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade
emocional. Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que
valorizem a auto estima do aluno.
v
ATIVIDADES
·
Controle
dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo
por parte do professor.
·
Higiene
Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
·
Alimentar-se
sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a
colher sozinho à boca.
·
Introdução
de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente,
como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
·
Estimulação
do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar
músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
·
Garatuja:
folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou
guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
·
Exercícios
de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o
professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao
buraco.
·
Jogos
de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la
para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
·
Trabalhos
manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
·
Incentivo
e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para
que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se
manifeste por gestos.
·
Ampliar
seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do
dia-a-dia.
·
Incentivar
e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando
corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz
baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
·
Apresentação
das cores.
·
Trabalhos
com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
·
Contos
de histórias curtas.
·
Coordenação
motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
·
Brincadeiras
de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as
compras, banho de bonecas, etc.
·
Explorar
o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
·
O
uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e
grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser
curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
·
Imposição
de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em
perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
·
Traçados
simples: Coordenação Motora.
·
Formas
Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
v
OBJETIVOS
SÓCIO-EMOCIONAIS
1.
Desenvolve
hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz,
etc.
2.
Habitua-lo
a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,
etc.
3.
Permitir
que a criança seja independente.
4.
Deixa-la
explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5.
Levar
a criança a brincar com os outros do grupo.
6.
Fazer
com que a criança não fixe em um único colega.
7.
Mantê-la
ocupada.
8.
Levar
a criança a participar das atividades de grupo.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS:
·
Egocentrismo.
·
Descobertas:
tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar,
comunicação, etc.
·
Coordenação
Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar,
puxar, empurrar, etc.
puxar, empurrar, etc.
v
TIPOS
DE BRINCADEIRAS:
·
Brincadeiras
referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
·
Exploração,
canto, perguntas e respostas, esconder.
v BIBLIOGRAFIA
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