quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Projeto: Anual para Berçário


 
·         OBJETIVO

Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional. Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

 
v  ATIVIDADES
 
·         Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.

·         Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.

·         Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.

·         Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.

·         Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

·         Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

·         Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

·         Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).

·         Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

·         Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

·         Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

·         Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

·         Apresentação das cores.

·         Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

·         Contos de histórias curtas.

·         Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

·         Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

·         Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.

·         O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

·         Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

·         Traçados simples: Coordenação Motora.

·         Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
 

v  OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

1.    Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

2.    Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.

3.    Permitir que a criança seja independente.

4.    Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

5.    Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

6.    Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

7.    Mantê-la ocupada.

8.    Levar a criança a participar das atividades de grupo.

 
OBSERVAÇÕES:
         CARACTERÍSTICAS:
                  
·         Egocentrismo.

·         Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.

·         Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar,
puxar, empurrar, etc.

 
v  TIPOS DE BRINCADEIRAS: 

·         Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).

·         Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

 
v  BIBLIOGRAFIA

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