v
OBJETIVO GERAL
Promover o desenvolvimento físico, psíquico e
social da criança respeitando sua maturidade emocional. Incentivar o uso do
raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do
aluno.
1. Desenvolver na criança o conceito de
eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
2. Desenvolver coordenação motora grossa
(livre).
3. Despertar na criança o interesse por
estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons
forte e fraco.
4. Desenvolver a capacidade da criança de
identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
5. Incentivar e permitir a fala da
criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu
vocabulário, utilizando também as músicas.
6. Estimular o vocabulário através de
contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
7. Incentivar a memorização de pequenas
músicas e gestos.
8. Identificar e reconhecer as vogais.
9. Identificar o nome próprio e as letras
do nome.
CONTEÚDO
1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
2. Coordenação motora.
3. Discriminação auditiva.
4. Discriminação visual.
5. Expressão oral (pronúncias, relatos de
acontecimentos, músicas).
6. Histórias e contos.
7. Memorização.
8. Vogais.
9. Nome próprio e letras do nome próprio.
1. Através de músicas, jogos com bola
pronunciando o nome e estimulação oral.
2. Utilização de recortes, colagem,
traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
3. Utilização de instrumentos sonoros,
músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
4. Utilização de sucatas, jogos e
materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
5. Utilização de leitura de histórias
curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando
atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade
emocional.
6. Histórias curtas com gestos,
estimulando o interesse e fantasia da criança.
7. Repetição de músicas, gestos e
histórias curtas.
8. Através de materiais pedagógicos,
fichas, desenhos, cartazes, etc.
9. Fichas, crachás, cartazes, materiais
concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
Avaliação será contínua, através da observação diária da
criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e
com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre.
OBJETIVO
1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de
longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado,
dentro, fora, cheio, vazio, etc.
2. Discriminar na criança o sentido de
ontem hoje e amanhã.
3. Estimular o uso do raciocínio da
criança.
4. Classificação e nomeação de objetos
pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e
Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
5. Nomear e identificar iguais e
diferentes.
CONTEÚDO
1. Conceitos de lateralidade: todo,
dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
2. Organização espacial: antes/durante e
depois, hoje/ontem/amanhã.
3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e
jogos de encaixe).
4. Classificar e nomear objetos pela cor,
forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
5. Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, músicas e atividades
que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a
direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
2. Utilização do calendário e estimulação
de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e
amanhã.
3. Através de jogos como quebra cabeça,
encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar,
não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
4. Através de objetos, sucatas e material
dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar
cor e forma.
5. Através de jogos, sucatas e objetos
que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
Avaliação será contínua, através da observação diária da
criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e
com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre.
OBJETIVO
1. Estimular o conhecimento da história
Brasileira, através das Datas Comemorativas.
2. Desenvolver noção de hoje, ontem e
amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
3. Identificar, nomear e reconhecer a
família e sua importância.
4. Estimulação do meio ambiente físico.
1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono,
Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência,
Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da
República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2. Calendário (relação espaço tempo).
3. Família.
4. Escola (ambiente/colegas).
1. Contar histórias sobre o significado
das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em
questão.
2. Produção de Calendário e exercício do
mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
3. Nomeação, explicação e cartazes,
através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
4. Jogos e brincadeiras que explorem o
ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da
criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e
com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre.
·
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Desenvolver capacidade de auto-higiene
corporal.
2. Identificar, reconhecer, localizar e
nomear partes do próprio corpo.
3. Estimulação dos 5 sentidos.
4. Estimular o cuidado com a natureza.
5. Nomear e reconhecer diferentes
animais.
6. Discriminação entre liso e áspero.
7. Apresentação de diferentes alimentos,
diferenciando de doce e salgados.
1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do
banheiro).
2. Esquema corporal.
3. Órgãos dos sentido: olhos
(discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e
paladar.
4. Horticultura e jardinagem.
5. Animais.
6. Texturas (liso e áspero).
7. Alimentos.
1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os
dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e
histórias que despertem o interesse das crianças.
2. Utilizando quebra-cabeça, músicas,
figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3. Exercícios, atividades e jogos que
desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
4. Plantação de mudas e flores.
5. Através de figuras, desenhos, gestos
musicais e histórias.
6. Através de objetos que mostrem tais
diferenças, estimulando jogos e atividades.
7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da
criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e
com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre.
OBJETIVO
1. Incentivar e desenvolver o hábito de
desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
2. Estimulação de confecção de brinquedos
através da sucata.
3. Estimular a coordenação da criança e a
criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
1. Artes: desenho livre e pintura.
2. Sucata.
3. Argila e massinha.
1. Utilização de lápis, pincéis, cola com
muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
2. Material de sucata e criatividade do
professor.
3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da
criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e
com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre.
·
Desenvolve
hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz,
etc.
·
Habitua-lo
a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,
etc.
·
Permitir
que a criança seja independente.
·
Deixa-la
explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
·
Levar
a criança a brincar com os outros do grupo.
·
Fazer
com que a criança não fixe em um único colega.
·
Mantê-la
ocupada.
·
Levar
a criança a participar das atividades de grupo.
v BIBLIOGRAFIA
http://planosdeensino.no.comunidades.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.