quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Projeto: Identidade e Esquema Corporal


MATERNAL 2 a 4 anos
Professora: Andressa Angelita Nunes

 ·         DATAS COMEMORATIVAS:
8-Páscoa/Correios     18-Nacional Livro Infantil     19-Índio     22-Descobrimento Do Brasil
 
OBJETIVO GERAL:

·         Explorar a forma corporal estimulando a fantasia e a criatividade, bem como o ‘meu eu’, quem sou, conhecendo a si e as coisas que fazem parte de sua vida. Utilizando de atividades cognitivas, sócio-cultural e aspectos biológicos da criança.

 
OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·         Conhecer a história e o significado de seu nome;
·         Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
·         Reconhecer os sentidos;
·         Identificar todas as partes do corpo;
·         Conhecer as partes do corpo;
·         Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
·         Vestir-se e desvestir-se sozinhos.
·         Estimular o raciocínio e a percepção visual;
·         Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·         Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas ( Aumento e enriquecimento do vocabulário );
·         Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
·         Trabalhar as datas comemorativas em especial a Páscoa.
·         Trabalhar a semana da Páscoa com diversas atividades e comemoração-festinha.
 
 
PROCEDIMENTOS DAS ATIVIDADES:

·         Nesta primeira semana brincar, cantar musicas, explorar e comemorar a páscoa, conhecendo seus símbolos e atividades de registro;
·         Brincar de: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;
·         Jogos de mesa, explorando o raciocínio e a atenção;
·         Brincadeiras em grupo para estimular a Socialização;
·         Explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente:
Visão através de observações de figuras, lugares e objetos;
Audição através de musicas, sons com o corpo, observar os sons que ouvimos fora da sala...
Tato através de atividades explorativas, tocando e sentindo diversos objetos e texturas;
Paladar, através de degustações durante atividades envolvendo alguns alimentos;
Olfato através de cheiros bons e ruins, trazendo para as crianças perfumes cheiros de alimentos entre outros agradáveis e desagradáveis.
·         Ginástica orientada com músicas;
·         Montagem de um boneco(a) para brincar e explorar as partes do corpo;
·         Atividades em “rodinha” de maneira descontraída e atrativa;
·         Quem sou eu? Realizar uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes, registrar e fixar em um mural;
·         Explorar com fichas do alfabeto e com tapete do alfabeto a letra inicial de seu nome;
·         Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome;
·         Explorar e registrar em atividades as datas comemorativas;
·         Jogos, brinquedos, brincadeiras diversas, musicas, filmes, historias e atividades de registro;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.